Atualizando

Atualizando - Edição 1

Distúrbios do Desenvolvimento Sexual: resumo dos guidelines

Dr. Gil Guerra-Júnior | CRM-SP 51422

 

Na primeira edição da revista Conexão EndoPed, dedicada exclusivamente aos profissionais da saúde, o Dr. Gil Guerra-Júnior usa sua experiência como professor titular do Departamento de Pediatria da FCM-UNICAMP e coordenador do Grupo Interdisciplinar de Estudos da Determinação e Diferenciação do Sexo (GIEDDS) na FCM-UNICAMP para traçar uma análise clínica do guideline de Desordens do Desenvolvimento Sexual (DDS), destacando os princípios éticos que têm norteado o debate sobre o manejo desses pacientes.

Para iniciar sua análise, o Dr. Guerra-Júnior, médico endocrinologista pediátrico, destaca alguns dos muitos artigos publicados sobre o assunto desde a introdução do termo DDS, entre eles o recente Methodological assessments of disorders of sex development, da conceituada revista Sex Development (Bertelloni S, Schmid M. 2018;12(1-3):1-160).

O autor ressalta que o nascimento de uma criança com sexo indefinido exige uma investigação rápida e, ao mesmo tempo, precisa, a qual envolva profissionais de diversas áreas; e evidencia as avaliações necessárias para chegar ao diagnóstico correto e as possíveis medidas a serem tomadas posteriormente, levando em consideração, também, os fatores psicológicos, legais e culturais que implicam nesses casos, o que na prática é um desafio equilibrar.

Quanto à avaliação clínica, salienta que pode ser realizada ao nascimento ou ser mais tardia. Recentemente, exames pré-natais têm permitido diagnósticos precoces por discordância entre os sexos genéticos e fenotípico. E quanto à avaliação bioquímica, reforça que alguns exames devem ser priorizados, dependendo da existência ou não de gônadas palpáveis, do sexo genético e da faixa etária. Além disto, traz considerações sobre estudos de imagem e estudos genéticos.

Veja o artigo completo na seção “Atualizando” da primeira edição da revista Conexão EndoPed para ficar à par do assunto e esclarecer dúvidas a respeito de como interpretar e solucionar os distúrbios em diferentes casos.