Caso Clínico

Caso Clínico - Edição 1

Adenoma de paratireoide como causa de nefrolitíase: uma condição incomum em Pediatria

Dra. Naiara Viudes Garcia Martins Nóbrega | CRM-DF 20829

 

A primeira edição da revista Conexão EndoPed traz um relato de caso sobre adenoma de paratireoide como causa de nefrolitíase, discutido pela Dra. Naiara Viudes Martins, pós-graduanda em Endocrinologia Pediátrica da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (FM-UnB).

A nefrolitíase é um diagnóstico pouco frequente em Pediatria, e as alterações no metabolismo do cálcio estão entre as principais causas dessa condição. Por isso, a investigação etiológica deve ser uma rotina na prática clínica, pois essa doença urológica pode decorrer de doenças mais complexas e menos frequentes nessa faixa etária, como o hiperparatireoidismo primário (HPP).

Em seus comentários, a Dra. Naiara divulga os sintomas recorrentes em pacientes que apresentam essa condição e afirma, também, a dificuldade no diagnóstico de HPP, apontando por meio da análise do caso clínico em questão as diversas associações que podem ajudar o médico a identificar a causa da disfunção.

Não deixe de ver a seção “Caso Clínico” da revista e entenda porquê, apesar de raro, o HPP deve ser considerado na investigação de pacientes pediátricos com nefrolitíase.