Escolha do Editor

Escolha do Editor - Edição 1

Dra. Angela Spinola e Castro | CRM-SP 29702

 

Para complementar a edição inaugural da revista Conexão EndoPed, a Dra. Angela Spinola e Castro, professora adjunta do Departamento de Pediatria e chefe do Setor de Endocrinologia Pediátrica da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp), comenta na seção “Escolha do Editor” o que há de mais instigante publicado no meio endocrinológico recentemente.

Ela aponta a polêmica acerca da avaliação dos distúrbios de crescimento, evidenciando que, embora sejam realizados há mais de três décadas, ainda não há um consenso a respeito do valor de corte para o diagnóstico de deficiência do hormônio do crescimento. Dentro deste tema, cita e recomenda artigos que discutem os testes funcionais em casos de baixa estatura, e também salienta a dificuldade de avaliação também em pacientes obesos, com retardo puberal e pós-radioterapia do sistema nervoso central.

A médica, além de fazer um compilado interessante e relevante de artigos sobre os distúrbios de crescimento, demonstra a importância de entender e tratar desses casos, visando a prevenção de complicações maiores. Ressalta que vale conferir também as recentes publicações com relação aos efeitos adversos do tratamento com hormônio do crescimento.

Não deixe de conferir a revista Conexão EndoPed!